sexta-feira, 1 de abril de 2011

Globalização

A globalização é um dos processos de aprofundamento da integração econômica, social, cultural, política, que teria sido impulsionado pelo barateamento dos meios de transporte e comunicação dos países do mundo no final do século XX e início do século XXI. É um fenômeno gerado pela necessidade da dinâmica do capitalismo de formar uma aldeia global que permita maiores mercados para os países centrais (ditos desenvolvidos) cujos mercados internos já estão saturados. O processo de Globalização diz respeito à forma como os países interagem e aproximam pessoas, ou seja, interliga o mundo, levando em consideração aspectos econômicos, sociais, culturais e políticos. Com isso, gerando a fase da expansão capitalista, onde é possível realizar transações financeiras, expandir seu negócio até então restrito ao seu mercado de atuação para mercados distantes e emergentes, sem necessariamente um investimento alto de capital financeiro, pois a comunicação no mundo globalizado permite tal expansão, porém, obtêm-se como consequência o aumento acirrado da concorrência.
Origem: Wikipédia




Participem!!!

1-     Apresente sua própria visão sobre o significado da palavra “globalização”.
2-     Caracterize a  primeira fase da Globalização (1450-1850).
3-     Caracterize o processo atual da globalização.(Cibernética-tecnológica-associativa).
4-     Quais são os desequilíbrios e perspectivas da globalização atual?

21 comentários:

  1. 1- Eu acho que a globalização é a interligação do mundo, onde pessoas de lugares diferentes do mundo passam a adquirir gostos iguais atraves de mercadorias mundialmente famosas como a internet, que nos permite a comunicação a longa distância.

    ResponderExcluir
  2. 2- A primeira fase da globalização é caracterizada pelo expansionismo mercantilista.

    ResponderExcluir
  3. A primeira globalização, resultado da procura de uma rota marítima para as Índias, assegurou o estabelecimento das primeiras feitorias comerciais européias na Índia, China e Japão, e, principalmente, abriu aos conquistadores europeus as terras do Novo Mundo. Feitos estes que Adam Smith, em sua visão eurocêntrica, considerou os maiores em toda a história da humanidade. Enquanto as especiarias eram embarcadas para os portos de Lisboa e de Sevilha, de Roterdã e Londres, milhares de imigrantes iberos, ingleses e holandeses, e, um bem menor número de franceses, atravessaram o Atlântico para vir ocupar a América. Aqui formaram colônias de exploração, no sul da América do Norte, no Caribe e no Brasil, baseadas geralmente num só produto (açúcar, tabaco, café, minério, etc..) utilizando-se de mão de obra escrava vinda da África ou mesmo indígena; ou colônias de povoamento, estabelecidas majoritariamente na América do Norte, baseadas na média propriedade de exploração familiar. Para atender as primeiras, as colônias de exploração, é que o brutal tráfico negreiro tornou-se rotina, fazendo com que 11 milhões de africanos (40% deles destinados ao Brasil) fossem transportados pelo Atlântico para labutar nas lavouras e nas minas.

    Igualmente não deve-se omitir que ela promoveu uma espantosa expropriação das terras indígenas e no sufocamento ou destruição da sua cultura. Em quase toda a América ocorreu uma catástrofe demográfica, devido aos maus tratos que a população nativa sofreu e as doenças e epidemias que os devastram, devido ao contato com os colonizadores europeus.

    Nesta primeira fase estrutura-se um sólido comércio triangular entre a Europa (fornecedora de manufaturas) África (que vende seus escravos) e América (que exporta produtos coloniais). A imensa expansão deste mercado favorece os artesãos e os industriais emergentes da Europa que passam a contar com consumidores num raio bem mais vasto do que aquele abrigado nas suas cidades, enquanto que a importação de produtos coloniais faz ampliar as relações inter-européias. Exemplo disso ocorre com o açúcar cuja produção é confiada aos senhores de engenho brasileiros, mas que é transportado pelos lusos para os portos holandeses, onde lá se encarregam do seu refino e distribuição.

    Os principais portos europeus, americanos e africanos desta primeira globalização encontram-se em Lisboa, Sevilha, Cádiz, Londres, Liverpool, Bristol, Roterdã, Amsterdã, Le Havre, Toulouse, Salvador, Rio de Janeiro, Lima, Buenos Aires, Vera Cruz, Porto Belo, Havana, São Domingo, Lagos, Benin, Guiné, Luanda e Cidade do Cabo.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Politicamente, a primeira fase da globalização se fez quase toda ela sob a égide das monarquias absolutistas que concentram enorme poder e mobilizam os recursos econômicos, militares e burocráticos, para manterem e expandirem seus impérios coloniais. Os principais desafios que enfrentam advinham das rivalidades entre elas, seja pelas disputas dinásticas-territoriais ou pela posse de novas colônias no além mar, sem esquecer-se do enorme estragos que os corsários e piratas faziam, especialmente nos séculos 16 e 17, contra os navios carregados de ouro e prata e produtos coloniais.

    A doutrina econômica desta primeira fase foi o mercantilismo, adotado pela maioria das monarquias européias para estimular o desenvolvimento da economia dos reinos. Ele compreendia numa complexa legislação que recorria a medidas protecionistas, incentivos fiscais e doação de monopólios, para promover a prosperidade geral. A produção e distribuição do comércio internacional era feita por mercadores privados e por grandes companhias comerciais (as Cias. inglesas e holandesas das Índias Orientais e Ocidentais) e, em geral, eram controladas localmente por corporações de ofício.

    Todo o universo econômico destinava-se a um só fim, entesourar, acumular riqueza. O poder de um reino era aferido pela quantidade de metal precioso (ouro, prata e jóias preciosas) existente nos cofres reais. Para assegurar seu aumento o estado exercia um sério controle das importações e do comércio com as colônias, sobre as quais exerciam o oligopólio bilateral. Esta política levou a que cada reino europeu terminasse por se transformar num império comercial, tendo colônias e feitorias espalhadas pelo mundo todo ( os principais impérios coloniais foram o inglês, o espanhol, o português, o holandês e o francês). Um dos símbolos desta época, a bolsa de valores de Amberes, consciente do que representava, tinha como justo lema a frase latina “Ad usum mercatorum cujusque gentis ac linguae”, que ela servia aos mercadores de todas as línguas da terra.

    Fonte:http://educaterra.terra.com.br/voltaire/atualidade/globalizacao3.htm

    ResponderExcluir
  6. Carla, você selecionou mto bem os textos. Ao trabalhar a primeira fase da globalização, me fez lembrar uma frase de Camões: “Por mares nunca dantes navegados/.....Em perigos e guerra esforçados, mais do que prometia a força humana/ E entre gente remota edificaram/ Novo reino, que tanto sublimaram” - Luís de Camões - Os Lusíadas, Canto I, 1572.
    Vlw pela participação!!!

    ResponderExcluir
  7. Carla, no seu primeiro comentário ressaltou a globalização como interligação do mundo, onde pessoas de lugares diferentes do mundo passam a adquirir gostos iguais atraves de mercadorias mundialmente famosas. Bom, esse modo de entender a globalização nos leva a pensar em um processo de avanço tecnológico, interligação e interdependência dos mercados financeiros em escala mundial que encurtaram as distâncias, unificaram e baratearam a informação e estão promovendo a padronização da cultura e do comportamento por meio de tevês a cabo, filmes, livros, fluxos migratórios e, mais recentemente, da internet.

    O movimento da globalização tende a criar uma cultura de consumo padronizada por meio de uma estratégia mundialmente unificada de marketing, destinada a uniformizar a imagem dos produtos aos olhos dos consumidores.

    Boa reflexão amiga!!!

    ResponderExcluir
  8. ''Globalização é um dos fenômenos mais discutidos nos últimos anos.Como se trata de um processo em andamento,ainda não há pleno acordo sobre seu significado.Mas não há sombra de dívida de que se trata de um processo capitalista.''(Trilhas da geografia)
    _Na minha opinião vendo anuncios de viagens,avanços nos meios de comunicação,etc.Podemos até usar a expressão :'' O mundo até parece que encolheu'' isso por que nos dias de hoje , é muito mais fácil se comunicar com as pessoas , não só por telefones , mais também pela internet por exemplo que é um modo muito prático.Emfim podemos até ter aulas de geografia atravéz dela, fora que viajar de um país para o outro não é mais tão complicado, o que você gastaria dias e meses , hoje gasta-se horas :D

    ResponderExcluir
  9. Ei Taciane, vc foi feliz em usar a palavra "processo" para definir globalização. Podemos pensar sim, na globalização como a fase mais atual do capitalismo.
    Ah... ter aulas de Geografia através da net foi ótimo. rsrsrsrsrs
    Abraços!!!

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Prós e Contras

    A abertura da economia e a Globalização são processos irreversíveis, que nos atingem no dia-a-dia das formas mais variadas e temos de aprender a conviver com isso, porque existem mudanças positivas para o nosso cotidiano e mudanças que estão tornando a vida de muita gente mais difícil. Um dos efeitos negativos do intercâmbio maior entre os diversos países do mundo é o desemprego que, no Brasil, vem batendo um recorde atrás do outro.

    No caso brasileiro, a abertura foi ponto fundamental no combate à inflação e para a modernização da economia com a entrada de produtos importados, o consumidor foi beneficiado: podemos contar com produtos importados mais baratos e de melhor qualidade e essa oferta maior ampliou também a disponibilidade de produtos nacionais com preços menores e mais qualidade. É o que vemos em vários setores, como eletrodomésticos, carros, roupas, cosméticos e em serviços, como lavanderias, locadoras de vídeo e restaurantes. A opção de escolha que temos hoje é muito maior.

    Mas a necessidade de modernização e de aumento da competitividade das empresas produziu um efeito muito negativo, que foi o desemprego. Para reduzir custos e poder baixar os preços, as empresas tiveram de aprender a produzir mais com menos gente. Incorporavam novas tecnologias e máquinas. O trabalhador perdeu espaço e esse é um dos grandes desafios que, não só o Brasil, mas algumas das principais economias do mundo têm hoje pela frente: crescer o suficiente para absorver a mão-de-obra disponível no mercado, além disso, houve o aumento da distância e da dependência tecnológica dos países periféricos em relação aos desenvolvidos.

    Fonte: http://www.brasilescola.com/geografia/pos-contras.htm

    Minha opinião - “Hoje em dia a globalização é muito importante na vida das pessoas, mas poucas sabem utilizá-la. E com isso acabam destruindo a natureza por um pouco mais de conforto no mundo globalizado. A globalização trás inúmeras vantagens, como a Taci já citou, ela impulsionou e muito o desenvolvimento nos meios de comunicação e transporte, que só tende a crescer mais e mais daqui pra frente. Se ainda vivêssemos no mundo que viviam antigamente provavelmente as pessoas ainda não teriam toda essa tecnologia, que é quase uma dependência para a maioria da população do mundo. Eu mesma não sei como viveria sem... alguém conseguiria? :/ rs. Acho que não! Já crescemos no meio de tudo isso e aprendemos desde cedo a importância do mesmo. Cabe a nós saber utilizar e desfrutar a favor de todos.
    Sobre o texto: é um resumo do que acontece de uma forma geral no mundo onde vivemos, sem aprofundar o assunto e entrar muito em detalhes ele fala da desvantagem que é o desemprego, mas devemos lembrar que é apenas um dos fatores, há váriás outras (vantagens também). “

    ResponderExcluir
  12. -------------------------------------------

    ResponderExcluir
  13. 01 - Concordo quando a Taci, diz que a globalização fez o "Mundo encolher".
    A Globalização, para mim, é a agilidade, a rapidez, a ligação entre os países, a tecnologia.
    Antigamente, em um país somente ele tinha aquela cultura, atualmente, qualquer pessoa pode conhecer a cultura de outro lugar, mesmo se este lugar for do outro lado do mundo.
    As pessoas usam em qualquer lugar do mundo as mesmas roupas, falam a mesma lingua, consomem os mesmos alimentos, negociam os produtos em um piscar de olhos.

    Eu acredito que os maiores simbolos que mostram a globalização é a internet, a Coca Cola, o Jeans. QUALQUER LUGAR DO MUNDO, você encontra qualquer uma dessas coisas.

    Vamos colocar o exemplo da tragédia que ocorreu no Rio, na quinta feira, antigamente, demoraria dias, ou até meses, para outros lugares ficarem sabendo, mas atualmente, foi transmitido ao vivo, e logo o mundo todo já sabia e se manifestavam sobre isso.

    "Globalização: contatos comerciais, culturais, financeiros e tecnológicos em nível global" em questões de pouco tempo.

    ResponderExcluir
  14. 02 - "A primeira fase da globalização, ou primeira globalização, dominada pela expansão mercantilista (de 1450 a 1850) da economia-mundo européia, a segunda fase, ou segunda globalização, que vai de 1850 a 1950 caracterizada pelo expansionismo industrial-imperialista e colonialista e, por última, a globalização propriamente dita, ou globalização recente, acelerada a partir do colapso da URSS e a queda do muro de Berlim, de 1989 até o presente."

    ResponderExcluir
  15. "A GLOBALIZAÇÃO RECENTE (PÓS-1989)

    No decorrer do século XX três grandes projetos de liderança da globalização conflitaram-se entre si: o comunista, inaugurado com a Revolução bolchevique de 1917 e reforçado pela revolução maoísta na China em 1949; o da contra-revolução nazi-fascista que, em grande parte, foi uma poderosa reação direitista ao projeto comunista, surgido nos anos de 1919, na Itália e na Alemanha,estendendo ao Japão, que foi esmagado no final da Segunda Guerra Mundial, em1945; e, finalmente, o projeto liberal-capitalista liderado pelos paísesanglo-saxãos, a Grã-Bretanha e os Estados Unidos. Num primeiro momento ocorreu a aliança entre o liberalismo e o comunismo (em 1941-45) para a autodefesa e, depois, a destruição do nazi-fascismo. Num segundo momento os vencedores, os EUA e a URSS, se desentenderam gerando a guerra fria (1947-1989), onde o liberalismo norte-americano rivalizou-se com o comunismo soviético numa guerra ideológica mundial e numa competição armamentista e tecnológica que quase levou a humanidade a uma catástrofe (a crise dos mísseis de 1962). Com a política da glasnost, adotada por Mikhail Gorbatchov na URSS desde 1986, a guerra fria encerrou-se e os Estados Unidos proclamaram-se vencedores. O momento símbolo disto foi a derrubada do Muro de Berlim ocorrida em novembro de 1989, acompanhada da retirada das tropas soviéticas da Alemanha reunificada e seguida da dissolução da URSS em 1991. A China comunista, por sua vez, que desde os anos 70 adotara as reformas visando sua modernização, abriu-se em várias zonas especiais para a implantação de indústrias multinacionais. A política de Deng Xiaoping de conciliar o investimento capitalista com monopólio do poder do partido comunista esvaziou o regime do seu conteúdoideológico anterior. Desde então só restou hegemônica no moderno sistemamundial a economia-mundo capitalista, não havendo nenhuma outra barreira aantepor-se à globalização. Chegamos desta forma a situação presente onde sobreviveu uma só superpotência mundial: os Estados Unidos. É a única que tem condições operacionais de realizar intervenções militares em qualquer canto do planeta (Kuwait em 1991, Haiti em 1994, Somália em 1996, Bósnia em 1997, etc.). Enquanto na segunda fase da globalização vivia-se na esfera da libra esterlina, agora é a era do dólar, enquanto que o idioma inglês tornou-se a língua universal por excelência. Pode-se até afirmar que a globalização recente nada mais é do que a americanização do mundo."

    http://psicologiaeducarte.blogspot.com/2009/06/minimizacao-da-vida-privada-e.html

    ResponderExcluir
  16. Ei Aline, vc tocou em um ponto interessante: aspecto negativo da globalização que é o desemprego. Nesse caso estamos nos referindo de maneira mais específica ao desemprego estrutural que é resultado do processo de modernização das empresas, a partir da introdução de novas tecnologias. Isso mta gente sente na pele... abração pra vc!!!

    ResponderExcluir
  17. Ei Ju, o fato que vc utilizou para exemplificar o avanço dos meios de comunicação (tragédia que ocorreu no Rio) também nos remete a um aspecto negativo da globalização, que é a violência. Infelizmente!

    ResponderExcluir
  18. Ju, vc localizou historicamente bem as fases da globalização!

    ResponderExcluir
  19. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  20. Amiga, vc fez uma caminhada histórica mto interessante. Passou pelo século XX, citando fatos marcantes da história da humanidade, como a entrada dos EUA como líderes do projeto capitalista mundial, sua rivalidade com o projeto comunista russo que foi responsável pela formação de uma potência, a URSS. A guerra de nervos destas potências, ocasionando a Guerra Fria (que de fria não teve nada), os regimes totalitários de direita (fascistas), a derrubada do Muro de Berlim, sinalizando a vitória do capitalismo e dos EUA e o processo de "americanização do mundo".
    Agora estamos acompanhando uma crise financeira nos EUA e como escreveu Berman "tudo que é sólido, desmancha no ar". Abração!!!

    ResponderExcluir