sexta-feira, 1 de abril de 2011

Democracia

Origens
A palavra democracia tem sua origem na Grécia Antiga (demo=povo e kracia=governo). Este sistema de governo foi desenvolvido em Atenas (uma das principais cidades da Grécia Antiga). Embora tenha sido o berço da democracia, nem todos podiam participar nesta cidade. Mulheres, estrangeiros, escravos e crianças não participavam das decisões políticas da cidade. Portanto, esta forma antiga de democracia era bem limitada.
Atualmente a democracia é exercida, na maioria dos países, de forma mais participativa. É uma forma de governo do povo e para o povo.  
Formas
Existem várias formas de democracia na atualidade, porém as mais comuns são: direta e indireta. 
Na democracia direta, o povo, através de plebiscito, referendo ou outras formas de consultas populares, pode decidir diretamente sobre assuntos políticos ou administrativos de sua cidade, estado ou país. Não existem intermediários (deputados, senadores, vereadores). Esta forma não é muito comum na atualidade. 
Na democracia indireta, o povo também participa, porém através do voto, elegendo seus representantes (deputados, senadores, vereadores) que tomam decisões em novo daqueles que os elegeram. Esta forma também é conhecida como democracia representativa. 
Democracia no Brasil
Nosso país segue o sistema de democracia representativa. Existe a obrigatoriedade do voto, diferente do que ocorre em países como os Estados Unidos, onde o voto é facultativo (vota quem quer). Porém, no Brasil o voto é obrigatório para os cidadãos que estão na faixa etária entre 18 e 65 anos. Com 16 ou 17 anos, o jovem já pode votar, porém nesta faixa etária o voto é facultativo, assim como para os idosos que possuem mais de 65 anos.
No Brasil elegemos nossos representantes No Brasil elegemos nossos representantes e governantes. É o povo quem escolhe os integrantes do poder legislativo (aqueles que fazem as leis e votam nelas – deputados, senadores e vereadores) e do executivo (administram e governam – prefeitos, governadores e presidente da república).  
Você sabia?
Dia 25 de outubro comemora-se o Dia da Democracia

Participem!!!
1-O Brasil é um país democrático? Até que ponto?
2-Qual é o papel da democracia em nossa sociedade, sua força de representação e a manipulação da mesma através dos órgãos que a dizem representantes?
3-Como poderíamos caracterizar uma democracia representativa onde o voto é obrigatório?
Obs.: Democracia representativa é o ato de um grupo ou pessoa ser eleito, normalmente por votação, para "representar" um povo ou uma população, isto é, para agir, falar e decidir em "nome do povo". Os "representantes do povo" se agrupam em instituições chamadas Parlamento, Congresso ou Assembleia da República.
4-Ao efetuar seu voto, escolhendo um representante legítimo de seu país, você está exercendo a democracia, mas o que, de certa forma, não levamos em conta é que escolhemos “um” entre “alguns” que já foram escolhidos previamente e que representam uma classe minoritária sempre! O que você escolhe é o que já foi anteriormente escolhido, restando a você a escolha daquele que julga “menos mal” entre todos. Representação popular? Que nada. O povo existe para a sustentação da máquina, sem que possa nela interferir, a manutenção é do Estado que, por sua vez, nada mais é do que o instrumento usado pela minoria responsável pelas desigualdades tão gritantes.
Você concorda com esta afirmativa? Apresente seus argumentos.

Bom Trabalho!!!


5 comentários:

  1. 01 - O Brasil é um país democrativo pelo fato de termos a liberdade de expressão e de associação; direito de voto e de informação alternativa; direito dos líderes políticos de competirem por apoio; elegibilidade para cargos públicos; eleições livres. Por este lado o Brasil é democrativo, mas temos que pensar também que o Brasil não é democrativo quando faz com que o voto seja obrigatório, por não haver restrições de acesso ao Congresso Nacional de partidos inexpressivos (Como é o caso dos EUA, que existe restrição), não há fidelidade partidária (antigamente existia, mas hoje não), por não ser uma nação federativa (Tendo os governos separados como municipal, estadual), com a existência do "horário político gratuito" (que com certeza não devia existir), com apenas 5% da população brasileira, acima de 10 anos de idade, tendo 15 anos ou mais de estudos e muitas outras coisas. Tenho a opinião de que o Brasil não é um país democrático.

    ResponderExcluir
  2. 02 - Achei que isto fala por mim, achei bem posto, falando a verdade.

    http://www.klepsidra.net/klepsidra2/democracia.html

    ResponderExcluir
  3. 03 - Creio que não. Os que representam a "Democracia Representativa" geralmente, representa a minoria, que são os ricos lá, que têm tudo. Esquecendo também que os que representam a "população" são geralmente aqueles que roubam e fazem as lavagens e sujam todo o resto da "representação democrática".

    ResponderExcluir
  4. Acho que o Brasil devia mudar muito para realmente ser uma democracia.

    Visite os meus blogs:

    http://vouvivendoavidalevemente.blogspot.com/
    Ou o maior projeto blogueiro do país: http://bloinques.blogspot.com/

    Beijo, Juliana.

    ResponderExcluir
  5. Amigaaaaa, adorei sua reflexão sobre a democracia no Brasil. Mto bom!

    Infelizmente nossos representantes estão sem nenhum credito na sociedade. Vc mostrou isso ressaltando os privilégios de uma minoria.

    Bjus querida!!!

    ResponderExcluir