sábado, 11 de junho de 2011

Semana do Meio Ambiente!!!


     Galera, tive problemas com a net por isso não postei antes sobre o dia internacional do Meio Ambiente, mas considerando que nosso cuidado deve ser diário em relação ao espaço em que vivemos, em relação à preservação dos recursos naturais do planeta, estou postando esta mensagem hj...vlw!!!

      No dia 05 de junho comemora-se o dia do meio ambiente.
      A criação da data foi em 1972, em virtude de um encontro promovido pela ONU (Organização das Nações Unidas), a fim de tratar assuntos ambientais, que englobam o    planeta, mais conhecido como conferência das Nações Unidas.
      A conferência reuniu 113 países, além de 250 organizações não governamentais, onde a pauta principal abordava a degradação que o homem tem causado ao meio ambiente e os riscos para sua sobrevivência, onde a diversidade biológica deveria ser preservada acima de qualquer possibilidade.
      Nessa reunião, criaram-se vários documentos relacionados às questões ambientais, bem como um plano para traçar as ações da humanidade e dos governantes diante do  problema.
      A importância da data é devido às discussões que se abrem sobre a poluição do ar, do solo e da água; desmatamento; diminuição da biodiversidade e da água potável ao consumo humano, destruição da camada de ozônio, destruição das espécies vegetais e das florestas, extinção de animais, dentre outros.
      A partir de 1974, o Brasil iniciou um trabalho de preservação ambiental, através da secretaria especial do meio ambiente, para levar à população informações acerca das responsabilidades de cada um diante da natureza.
      Mas em face da vida moderna, os prejuízos ainda estão maiores. Uma enorme quantidade de lixos é descartada todos os dias, como sacos, copos e garrafas de plástico, latas de alumínio, vidros em geral, papéis e papelões, causando a destruição da natureza e a morte de várias espécies animais.
      A política de reaproveitamento do lixo ainda é muito fraca, em várias localidades ainda não há coleta seletiva; o que aumenta a poluição, pois vários tipos de lixos tóxicos, como pilhas e baterias são descartados de qualquer forma, levando a absorção dos mesmos pelo solo e a contaminação dos lençóis subterrâneos de água.
      É importante que a população se conscientize dos males causados pela poluição do meio ambiente, assim como de políticas que revertam tal situação.
      E cada um pode cumprir com o seu papel de cidadão, não jogando lixo nas ruas, usando menos produtos descartáveis e evitando sair de carro todos os dias. Se cada um fizer a sua parte o mundo será transformado e as gerações futuras viverão sem riscos.
Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia
Equipe Brasil Escola

10 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. ‎Realmente Magna as pessoas precisam se conscientizar em relação a isso , se cada um fizer sua parte , por menor que seja as coisas poderão melhorar , por exemplo levar a própria sacola para evitar o uso de sacos plásticos descartáveis no supermercado , não comprar produtos com embalagens de isopor , escolher produtos orgânicos , são algumas soluções que ajudam o meio ambiente. Procurando mais sobre o assunto, em um blog eu encontrei isso : " Para fabricar um quilo de aço são necessários 600 litros de água; um litro de cerveja usa de três a quatro litros; a fabricação de uma calça jeans consome até 11 mil litros de água e um hambúrguer precisa de mais de 2,4 mil litros do líquido para ser produzido " É uma quantidade absurda não é mesmo ?! Como diz o Greenpeace; "Quando o último rio tiver secado, quando a última árvore tiver caído,quando o último peixe for pescado,vocês vão entender que dinheiro não se come. "

    ResponderExcluir
  3. A importância desse dia tem precedentes. O meio ambiente e a ecologia passaram a ser uma preocupação em todo o mundo, em meados do século XX. Porém, foi ainda no séc. XIX que um biólogo alemão, Ernst Haeckel (1834-1919), criou formalmente a disciplina que estuda a relação dos seres vivos com o meio ambiente, ao propor, em 1866, o nome ecologia para esse ramo da biologia.

    Celebrado de várias maneiras (paradas e concertos, competições ciclísticas ou até mesmo lançamentos de campanhas de limpeza nas cidades), esse dia é aproveitado em todo o mundo para chamar a atenção política para os problemas e para a necessidade urgente de ações.

    Se há assunto que consegue igualar todas as pessoas nesse planeta é a questão ambiental: o que acontece de um lado, para bem ou para mal, vai sempre afetar o outro!

    Nessa data, chefes de estado, secretários e ministros do meio ambiente fazem declarações e se comprometem a tomar conta da Terra. As mais sérias promessas têm sido feitas, que vão do be-a-bá ao estabelecimento de estruturas governamentais permanentes para lidar com gerenciamento ambiental e planejamento econômico, visando conseguir a vida sustentável no planeta.

    Podemos, cada um de nós, já fazer a nossa parte para a preservação das condições mínimas de vida na Terra, hoje e no futuro, ou seja, investir mais naquilo que temos de valioso, que é a nossa inteligência, para aprender a consumir menos o que precisamos economizar: os recursos naturais. E é sempre bom lembrar que o Brasil, identificado como um dos nove países-chave para a sustentabilidade do planeta, já é considerado uma superpotência ambiental!

    fonte:http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/datas/ecologia/home.html

    ResponderExcluir
  4. MEIO AMBIENTE E O MUNDO MODERNO:ENERGIA

    Não há quem, na nossa era, não tenha ouvido falar em crise energética. Bem, essa parece ser a questão mais ampla das sociedades atuais: lidar com as mudanças que precisam ser feitas na geração de energia.

    Os chamados ambientalistas vêm estudando bastante o assunto e algumas conclusões sobre o que se pode fazer já foram consagradas e podemos dizer que já existem, em alguns países, ações para implantá-las. Elas são:

    Usar a energia de maneira eficiente - isso quer dizer, utilizar os mesmos serviços de iluminação, cozimento, mobilidade, industrialização que já temos, porém gastando uma menor quantidade de energia. Obter mais de cada quilowatt, incrementando melhoras na fabricação dos aparelhos eletrodomésticos, automóveis, prédios e processos industriais.
    Fazer mais uso do gás natural, o combustível fóssil mais limpo, para gerar energia. A crítica é sempre a de que é uma alternativa cara. O petróleo, quando começou a ser amplamente adotado no mundo, também era uma alternativa cara. Não podemos esquecer que este é um recurso finito e que seu consumo quase que dobra a cada 20 anos.
    Parar de valorizar argumentos para a utilização e os investimentos em energia nuclear. Essa geração custa o dobro das outras fontes existentes e a opinião pública mundial já sabe os riscos que podem advir dessa escolha.
    Não insistir na utilização do carvão, uma fonte de energia do passado, um investimento no mais sujo dos combustíveis fósseis, o que mais polui e cuja extração, hoje mecanizada, é um investimento no desemprego.
    Seguir o caminho da utilização da energia do sol (solar) e do vento (eólica). Esse uso está crescendo globalmente, é mais barato, não polui e gera empregos de alta tecnologia e exportação.
    Investir na pesquisa da utilização de células de combustível de hidrogênio, elemento que existe de sobra no universo (empresas automotivas e de energia já estão desenvolvendo esse uso para equipamentos eletrônicos portáteis e veículos a motor, por exemplo).

    fonte:http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/datas/ecologia/mundomoderno.html

    ResponderExcluir
  5. Os principais objetivos das comemorações são:
    1. Mostrar o lado humano das questões ambientais;
    2. Capacitar as pessoas a se tornarem agentes ativos do desenvolvimento sustentável;
    3. Promover a compreensão de que é fundamental que comunidades e indivíduos mudem atitudes em relação ao uso dos recursos e das questões ambientais;
    4. Advogar parcerias para garantir que todas as nações e povos desfrutem um futuro mais seguro e mais próspero.

    ResponderExcluir
  6. ''TROCANDO A FLORESTA PELO ASFALTO''

    Na recente votação do novo código florestal brasileiro, ambientalistas e a população ficaram chocados com o descaso dos políticos na "hora H" de zelar pelas nossas florestas.
    Interesses pessoais parecem falar mais alto do que a vontade do povo. A emenda aprovada abre espaço para consolidar todas as áreas desmatadas irregularmente, um anistia para os desmatadores. Mesmo que a presidente Dilma intervenha em pontos importantes, isto significa um enorme retrocesso ambiental.
    O pior é saber que são os trabalhadores brasileiros que patrocinam e elegem os políticos.

    ''MENOS VIDA NOS OCEANOS''

    Se estamos causando danos irreparáveis ao meio ambiente terrestre, você pode imaginar que os oceanos também não saem imunes da ação do homem.
    A Terra é o único planeta conhecido com água em estado líquido em sua superfície. Uma enorme superfície – mais de 70% da área do nosso planeta é coberta pelos oceanos. No entanto essa grandeza não impede a sua degradação acelerada causada pelas civilizações modernas. A pesca industrial, poluição e a acidificação dos mares desde a Revolução Industrial impactaram muito a vida marinha.

    Porém, as previsões para o futuro são muito mais sombrias. A redução do valor do pH (acidez) das águas dos oceanos terá enorme impacto nos ecossistemas marinhos no próximo século. Os mares, campeões no sequestro de carbono da atmosfera, devem entrar em colapso, diminuindo drasticamente a absorção de CO2. Justamente em tempos de aquecimento global.

    Para piorar o cenário, governos de todo o mundo parecem pouco dispostos em destinar recursos no salvamento dos mares. E nós, o que vamos fazer?
    '' Cada um fazendo sua parte , o mundo por demelhorar , se conscientize (:''

    ResponderExcluir
  7. postado por: Diego Gomes

    Estamos vivendo um período de transição histórica, no qual a consciência dos conflitos entre atividades e meio ambiente está literalmente explodindo... Jamais em nossa história tivemos tanto conhecimento, tecnologia e recursos. Em nenhum outro momento tivemos tantas capacidades. O tempo e as oportunidades vieram romper com as tendências negativas do passado.

    Nossa vida está intimamente ligada aos recursos que o nosso planeta oferece: ar, água, terra, minerais, planta, animais. A extensão do impacto humano sobre a Terra depende do número de pessoas existentes e da quantidade de recursos utilizados. O uso máximo de recursos que o planeta ou uma determinada região pode sustentar define a sua capacidade de provisão. Esta capacidade pode ser aumentada pela agricultura e pela tecnologia, e geralmente isto ocorre à custa da redução da diversidade biológica ou da perturbação de processos ecológicos. A capacidade de provisão é limitada pela capacidade da natureza de se recompor ou absorver resíduos de modo seguro. As nossas civilizações estão hoje ameaçadas porque utilizamos mal os recursos e perturbamos os sistemas naturais. Estamos pressionando a Terra até os limites de sua capacidade.

    Desde o início da era industrial, o número de seres humanos multiplicou-se e esse aumento na quantidade de seres humanos e de suas atividades teve um grande impacto sobre o meio ambiente. A diversidade de vida na Terra diminuiu. Em menos de duzentos anos, o planeta perdeu seis milhões de quilômetros quadrados de florestas. Há uma grande quantidade de terras desgastadas pela erosão e o volume de sedimentos nos rios cresceu três vezes nas principais bacias e oito vezes nas bacias menores e mais utilizadas. Os sistemas atmosféricos foram perturbados, gerando uma ameaça ao padrão climático; a poluição invadiu nosso ar, nossa terra e nossa água e tornou-se uma ameaça crescente à saúde.

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Vlw garotos: Kaá, Taciane, Wallace,Chaiane e Diego.
    Mandaram muito bem!!!
    Abração!!!

    ResponderExcluir
  10. Dia 5 de junho comemora-se o Dia Mundial do Meio Ambiente. Para celebrar a data, Barueri promoveu uma série ações com o objetivo de ampliar a conscientização ambiental dos munícipes. A Secretaria de Esportes, representada pelos alunos do GRB, das escolinhas de Skate e Kung Fu (praticantes de Tai Chi Chuan) promoveu apresentações na quarta-feira (01) junto à exposição de artesanato no Bulevar Central de Barueri.

    Os alunos do skate executaram manobras de alto grau de dificuldade mostrando o grande potencial da equipe ao público presente. “Considero essa integração da temática ambiental com o esporte muito importante. Isso acaba incentivando o aluno a fazer algo no meio onde vive”, conta Mauricio Chileno, professor de skate.

    Já a apresentação do Tai Chi gerou muita curiosidade dos pedestres que passavam pelo local. Para alguns, foi o primeiro contato com este estilo de arte marcial reconhecido também como uma forma de meditação em movimento.

    ResponderExcluir